Skip to content

Aids sifilis manual gestante

Manuale di sopravvivenza in ufficio per le ragazze che lavorano

Aids sifilis manual gestante

O aleitamento materno está contraindicado no nosso protocolo. Série Manuais n°68 - 4ªed. Ministério da Saúde Secretária de Vigilância em Saúde Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. No entanto, para fins de definição de caso e abordagem terapêutica da sífilis congênita, considera-se tratamento inadequado da mãe, e o RN deverá ser avaliado clínica e laboratorialmente. social contexts. Epidemiol. factors for congenital syphilis in infants of women with syphilis in South Carolina.

Oferecer já no primeiro contato, antes mesmo da 1ª consulta. BY SA Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença Internacional. Apenas a sífilis em gestante, sífilis congênita, a AIDS e a infecção pelo HIV e gestantes/ crianças expostas são doenças de transmissão sexual de notificação compulsória. Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

Registrar no pront aids sifilis manual gestante árioprontuário e cartão pré‐natal. It is a descriptive study using data from the Information System Center of Testing (CTA), regarding referrals.Ações e Programas 5. 30) Sugestão: Retirar do quadro a segunda linha, pode sugerir que a gestante HIV esteja. O número de casos de sífilis vem aumentando no Brasil.

Hoje em dia, no Brasil, ela é uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais tem crescido entre homens e [HOST]: Luiza Monteiro. Se alergia à penicilina: Entrar em contato com o HC-UFPR. 9 APRESENTAÇÃO A transmissão vertical do HIV e da sífilis é desafio na saúde pública que necessita ser enfrentado pelas políticas de saúde do Brasil, apesar dos avanços obtidos nesta área.Sífilis Congênita [HOST] Rápido 4. ISBN: aids sifilis manual gestante 1. •NÃO PRECISA MAIS SOLICITAR À CAP E NEM À GERÊNCIA DE DST/AIDS. Após a infecção aguda, o tempo de desenvolvimento de sinais e sintomas da aids é em média de 10 aids sifilis manual gestante anos. ü Pré-Natal.

4, p, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Título Última modificação ; 1: Orientações para profissionais de saúde - Guia de consulta rápida: - ser totalmente evitado, caso a gestante e seu parceiro sexual sejam diagnosticados e tratados adequadamente durante o pré-natal. Este é o único medicamento capaz de prevenir a aids sifilis manual gestante transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê. Entretanto, sinais e sintomas de imunode!

ü Profilaxia da Transmissão Vertical. Microsoft PowerPoint - Sifilis_HIV_teste_Rapido_passo_passo Author: S-SUBPAV-SAP. Espero que gostem! •Toda gestante deve ter realizado teste HIV e SÍFILIS no pré‐natal. The objective is to study risk factors and exposure to HIV/AIDS and syphilis among pregnant adolescents and young women, registered in Feira de Santana’s STD/AIDS Program. Programa Estadual DST/Aids de São Paulo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids aids sifilis manual gestante Março TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV E SÍFILIS CONGÊNITA. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, vem adotando estratégias para a redução da transmissão vertical do HIV e aids sifilis manual gestante da sífilis desde , como a notificação da gestante com HIV (Portaria nº /GM – aids sifilis manual gestante 04/09/00) e da gestante com sífilis (Portaria nº 33 – 14/07/05).

DST, AIDS, Gestante HIV Pedro A. Geralmente, é mais agressiva na fase inicial da gestação, o que leva aids sifilis manual gestante o bebe a uma maior exposição ao treponema. São Paulo, Programa Estadual aids sifilis manual gestante de DST/Aids de São Paulo UTILIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA A TRIAGEM DA SIFILIS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS, aids sifilis manual gestante 24pg. Factors associated with HIV co-infection in cases of acquired syphilis reported in a Reference Center for Sexually Transmitted Diseases and AIDS in the municipality of São Paulo, Brazil, Factores asociados a coinfección por VIH en casos de sífilis adquirida notificados en aids sifilis manual gestante un Centro de. Unidade Especializada DST/AIDS ü Receber gestante encaminhada pela UBS agendada, por telefone, para a mesma semana consulta com Ginecologista e Infecto. Manual Nacional de vigilância laboratorial da tuberculose e outras micobactérias Manual Prático de Subsídio à Notificação Obrigatória no SINAN - Chagas Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV.

ciência associada à infecção pelo HIV, não aids, podem aparecer com tempo de latência variável após a infecção aguda. Apenas a aids sifilis manual gestante sífilis em gestante, sífilis congênita, a AIDS e a infecção pelo HIV e gestantes/ crianças aids sifilis manual gestante expostas são doenças de transmissão sexual de notificação compulsória. Entretanto, somente o acesso ao diagnóstico não é suficiente para garantir a melhoria da aids sifilis manual gestante qualidade da atenção à gestante portadora de HIV, aids e/ou sífilis. Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. ü Notificar. Suscetibilidade, vulnerabilidade e imunidade. ü Aconselhamento: gestante e parceiro.

para outras DST, inclusive a infecção pelo HIV/Aids. Sífilis Congênita Diretrizes para o Controle da MANUAL DE BOLSO Co le çã o DS T. Renato Luiz Sbalqueiro Departamento de Tocoginecologia Universidade Federal do Paraná 03/ Manejo de gestantes HIV + E SÍFILIS.Sífilis 2.

Serv. It is a descriptive study using data from the Information System Center of Testing (CTA), regarding referrals. Após a infecção aguda, o tempo de desenvolvimento de sinais e sintomas da aids é em média de 10 anos.Sífilis Congênita [HOST] Rápido 4.Guia de bolso da sífilis 2ª edição Gestantes com alergia confirmada à penicilina25 - Como não há garantia de que outros medicamentos consigam tratar a gestante e o feto, impõe-se a. ü Notificar.

Menu Toggle navigation Diretrizes Nacionais de Prevenção Combinada em HIV/Aids; (manual de bolso) - de 17 de dezembro de , que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV. O Programa aids sifilis manual gestante Estadual de DST/Aids de São Paulo,em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de DST/Aids, através da “Nota Técnica CCD - / –Nº –DOE de 29/09/07”,recomenda: Que seja solicitada e incentivada a participação do parceiro sexual no atendimento pré-natal de todas as gestantes, abordando as Doenças. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra.No caso da gestante, permite que imediatamente sejam aids sifilis manual gestante realizadas condutas que previnam a transmissão vertical de ambas as condições.

Caso o serviço identifique uma gestante com sorologia treponêmica reagente aids sifilis manual gestante que refira TRATAMENTO ANTERIOR, devo notificar o caso? Teve sua taxa de detecção ampliada de 1,9 no ano de aids sifilis manual gestante para 14,9 por mil nascidos vivos no ano de Gestante com Sífilis na APS Marcos Takimura UFPR/UniPositivo/HT-SESA I ENCONTRO DA REDE National Center for HIV/AIDS, Viral Hepatitis, STD, and TB Prevention, Ministério da Saúde.Ações e Programas 5. Manual do Ministério da Saúde para manejo de. – Brasília: Ministério da Saúde, Jun 12, · Fluxograma Laboratorial para Diagnostico da Sífilis em Gestante e Aplicação de Penicilina G Benzatina na Rede de Atenção Básica SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAUDE DE SÃO PAULO, SES-SP Dr. ü Dar a contra referência.

ü Orientação Não Aleitamento Materno. AIDS); Rubens Wagner Bressanim (Depto. Introdução: A sífilis, apesar de todo aids sifilis manual gestante o emprego das Políticas de Saúde em minimizar sua ocorrência, por diversas razões, continua acometendo gestantes e recém-nascidos. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde tem trabalhado constantemente na busca de uma resposta sustentável à epidemia de HIV/aids. Quadro 6 - Recomendações para imunização para febre amarela em gestantes vivendo com hiv/AIDS (p. 2 - Gestante com teste treponêmico reagente e teste não treponêmico não reagente ou não realizado, sem registro de tratamento. Sífilis na gravidez: os riscos que a doença oferece à gestante e ao bebê Engana-se quem pensa que essa enfermidade é coisa do passado. Geralmente, é mais agressiva na fase inicial da gestação, o que leva o bebe a uma maior exposição ao treponema.

Hoje em dia, no Brasil, ela é uma das doenças sexualmente transmissíveis que mais tem crescido entre homens e mulheres. Saúde. Jul 20,  · (2) manejo de gestantes hiv pos. •Se a gestante for tratada com ceftriaxona, considera-se tratamento inadequado da mãe e o RN deverá ser avaliado clínica e laboratorialmente. ü Orientação Não Aleitamento Materno. Impacto Processo (Cobertura) Sífilis: Gestante HIV + gestantes notificadas. Oferecer já no primeiro contato, antes mesmo da 1ª consulta.

2 Ministério da Saúde. gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o concepto por via transplacentária (transmissão vertical) (SERVIÇO DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA, ). Início» Tags» Publicacoes» Gestante.

Para as outras DST, recomenda-se a aids sifilis manual gestante notificação universal baseada em síndromes, via SINAN, que aumenta a sensibilidade e a agilidade do sistema (WHO ). gestante com sífilis, para fins de notificação da sífilis congênita. 59 que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo.. Em , o Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo lançou o “PLANO DE ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV E DA SÍFILIS”, em consonância com.

No entanto, na impossibilidade de realizar a dessensibilização, a gestante poderá ser tratada aids sifilis manual gestante no ambiente ambulatorial ou na Atenção Primária de Saúde com. Brasília: Ministério da Saúde, ESQUEMA TERAPÊUTICO PARA SÍFILIS E CONTROLE DE CURA. a id s - S ér ie M an ua is 2 4 Co le çã o DS T. O que é É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Manual de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

De maneira geral, as gestantes soropositivas para sífilis e/ou HIV eram jovens, residentes na Grande Belém, de baixa escolaridade, estrato. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, vem adotando estratégias para a redução da transmissão vertical do HIV e da sífilis desde , como a notificação da gestante com HIV (Portaria nº /GM – 04/09/00) e da gestante com sífilis (Portaria nº 33 – 14/07/05). Diretrizes para controle da sífilis congênita: manual de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/Aids. de Atenção aids sifilis manual gestante Básica); Walkiria Gentil (UIV/PN-DST/AIDS) Anexo K – Ficha de Investigação – Sífilis em Gestante Anexo L – Sifilis em gestante – Instruções para preenchimento De acordo com o protocolo vigente no Manual de pré-natal e puerpério (), a investigação da. sífilis na gestante, tanto durante o pré-natal quanto antes do parto, é uma escolha a ser feita Aids.

Entretanto, sinais aids sifilis manual gestante e sintomas de imunode! A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante. ser totalmente evitado, caso a gestante e seu parceiro sexual sejam diagnosticados e tratados adequadamente durante o pré-natal.

Filho Sífilis congênita e Sífilis em Gestantes Cláudio L. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina. social contexts.

Tradução de Nazle Mendonça Collaço Véras. Métodos: estudo retrospectivo em pacientes com sífilis gestacional e Author: Beatriz Távina Viana Cabral, Janmilli da Costa Dantas, José Adailton da Silva, Dannielly Azevedo de. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com a penicilina benzatina. Manual do Ministério da Saúde para manejo de. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento - PCDT têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. ISBN: 1. (3,6) A sífilis na gestação é uma doença de notificação compulsória desde , dessa forma, é necessário identificar o surgimento de casos novos pela equipe de saúde, para que possa haver.

Para as outras DST, recomenda-se a notificação universal baseada em síndromes, via SINAN, que aumenta a sensibilidade e a agilidade do sistema (WHO ). gestante adulta (idade > 19 anos) deve ser aferida apenas na primeira consulta e a da gestante adolescente*, pelo menos trimestralmente.ciência associada à infecção aids sifilis manual gestante pelo aids sifilis manual gestante HIV, não aids, podem aparecer com tempo de latência variável após a infecção aguda. Nossas ações e propostas são pautadas em evidências científicas, na evolução tecnológica e no diálogo com todos os atores envolvidos na luta contra a epidemia.

. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo,em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de DST/Aids, através da “Nota Técnica CCD - / –Nº –DOE de 29/09/07”,recomenda: Que seja solicitada e incentivada a participação do parceiro sexual no atendimento pré-natal de todas as gestantes, abordando as Doenças. Oct 26,  · No último vídeo sobre sífilis, vamos falar especificamente sobre a sífilis congênita e o tratamento da sífilis na gestante. Nesse contexto, o diagnóstico desempenha papel fundamental no combate à sífilis, por permitir a. Essas ações. gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o concepto por via transplacentária (transmissão vertical) (SERVIÇO DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA, ).

Este manual regulamenta o uso do Teste rápido (TR) para diagnóstico do HIV (BRASIL, ). Apr 19,  · Guia de bolso da sífilis 2ª edição 1. e sífilis = 1. Guia de bolso da sífilis 2ª edição Gestantes com alergia confirmada à penicilina25 - Como não há garantia de que outros medicamentos consigam tratar a gestante e o feto, impõe-se a. Pinto Hepatites Virais Projeto Gráfico e Diagramação Tiragem desta edição XXXX exemplares É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte.

ü Profilaxia da Transmissão Vertical. a id s - Sé rie M an ua is 2 4 20 06 Diretrizes para controle da sífilis congênita: manual de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/Aids. ü Dar a contra referência. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento - PCDT têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos.

aproveitamento, além de assistir ao vídeo, leia este manual e releia as da infecção pelo HIV/Aids e das hepatites virais. prevalência de soropositividade simultânea para sífilis e para HIV ocorreu em uma gestante (0,09% da população geral; 2,3% das soropositivas para sífilis e 12% das HIV positivas). Quando a sífilis aids sifilis manual gestante é detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido aids sifilis manual gestante possível, com a penicilina benzatina. Nossas ações aids sifilis manual gestante e propostas são pautadas em evidências científicas, na evolução tecnológica e no diálogo com todos os atores envolvidos na luta contra a epidemia. ü Pré-Natal. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde tem trabalhado constantemente na busca de uma resposta sustentável à epidemia de HIV/aids. SEÇÃO ESTADUAL DE CONTROLE DAS DST/AIDS PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV, SÍFILIS CONGÊNITA e HEPATITES B e C LAUDO PARA DIAGNÓSTICO DO HIV E SIFILIS . The objective is to study risk factors and exposure to HIV/AIDS and syphilis among pregnant adolescents and young women, registered in Feira de Santana’s STD/AIDS Program.

No caso da gestante, permite que imediatamente sejam realizadas condutas que previnam a transmissão vertical de ambas as condições. BY SA Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Compartilhamento pela mesma licença Internacional. Sífilis na gravidez: os riscos que a doença oferece à gestante e ao bebê Engana-se quem pensa que essa enfermidade é coisa do passado.

São Paulo. – 2. Título Última modificação ; 1: Orientações para profissionais de saúde - Guia de consulta rápida: - Unidade Especializada DST/AIDS ü Receber gestante encaminhada pela UBS agendada, por telefone, para a mesma semana consulta com Ginecologista e Infecto. Apr 19, · Guia de bolso da sífilis 2ª edição 1. – 2. 58 ANEXO III – CARTÃO DE FORNECIMENTO DA FÓRMULA LÁCTEAMarina Gabriela Prado Silvestre.

30) Sugestão: Retirar do quadro a segunda linha, pode sugerir que a gestante HIV esteja amamentando. Em , o Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo lançou o “PLANO DE ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO . Na impossibilidade de realizar a dessensibilização durante a gestação, a gestante deverá ser tratada com ceftriaxona.

Diagnóstico laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus da imunodeficiência humana. Mar 01,  · Abordagem dos parceiros sexuais de gestantes com sífilis O Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de DST/Aids, através da \ucNota Técnica CCD - / \u Nº \u DOE de 29/09/07\ud, recomenda: Que seja solicitada e incentivada a participação do parceiro sexual 5/5(2). Donalísio aids sifilis manual gestante MR, Freire JB, Mendes ET.S. SUMÁRIO. 2 Ministério da Saúde.

Entretanto, somente o acesso ao diagnóstico não é suficiente para garantir a melhoria da qualidade da atenção à gestante portadora de HIV, aids . Ele narra a história de Syphilus, um pastor que amaldiçoou o deus Apolo e foi punido com o que. Washington: A PHA, , p.São Paulo.

Investigação da sífilis congênita na microrregião de Sumaré, Estado de São Paulo, Brasil – desvelando a fragilidade do cuidado à mulher gestante e ao recém-nascido. A Manual of Tests for Syphilis. Para marcar a dessensibilização é necessário ligar no telefone e solicitar o ramal Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Recomenda-se a utilização da balança eletrônica ou mecânica, certificando-se se está em bom funcionamento e calibrada. Am J Public Health, v, n. A parceria sexual também deverá aids sifilis manual gestante ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante. Quadro 6 - Recomendações para imunização para febre amarela em gestantes vivendo com hiv/AIDS (p. •Toda gestante deve ter realizado teste HIV e SÍFILIS no pré‐natal.

ü Aconselhamento: gestante e parceiro. Entretanto, é importante ressaltar que, toda gestante diagnosticada com sífilis deve ter seu tratamento iniciado o mais precocemente possível. Com relação à AIDS, as bases do SINAN versão Windows (criança e adulto), referentes aos registros notificados até , foram integradas às bases do SINAN NET (criança e adulto), notificados a partir de São Paulo, Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo UTILIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA A TRIAGEM DA SIFILIS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS, 24pg. Objetivos: Caracterizou por conhecer as razões que favorecem as mulheres grávidas a não terem o diagnóstico de sífilis no pré-natal. Factors associated with HIV co-infection in cases of acquired syphilis reported in a Reference Center for Sexually Transmitted Diseases and AIDS aids sifilis manual gestante in the municipality of São Paulo, Brazil, Factores asociados a coinfección por VIH en casos de sífilis adquirida notificados en un Centro de. Este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê. Oct 26, · No último vídeo sobre sífilis, vamos falar especificamente sobre a sífilis congênita e o tratamento da sífilis na gestante. Syphilis Sive Morbus Gallicus (“A sífilis ou aids sifilis manual gestante mal gálico”).

A parceria sexual também deverá ser testada e tratada para evitar a reinfecção da gestante.Sífilis 2. Aids e aids sifilis manual gestante Hepatites Virais. Essas ações. Espero que aids sifilis manual gestante gostem! ; 16(3) Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais.

Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck Vice-Presidente da SPSP, Presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP e Diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP Texto divulgado em 22/09/ A sífilis congênita continua sendo um dos grandes desafios para as políticas públicas de saúde, apesar das estratégias de prevenção bem definidas e a disponibilidade de tratamento. – Brasília: Ministério da Saúde, A sífilis em gestante, de notificação compulsória desde 14/07/ pela Portaria nº 33 MS. Por isso, todos os profissionais da área da saúde devem estar atentos às suas manifestações. Ministério da Saúde Secretária de Vigilância em Saúde Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. As pacientes gestantes com sífilis e alérgicas a penicilina benzatina devem ser encaminhadas a um serviço terciário, para que sejam dessensibilizadas e posteriormente tratadas com penicilina, em ambiente hospitalar (1,2). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Suscetibilidade, vulnerabilidade e . HIV/Aids na Atenção Básica; Manejo do HIV na Atenção Básica; Diretrizes para organização da rede de PEP; Diretrizes para organização e funcionamento dos CTA no âmbito da prevenção combinada; Diretrizes Nacionais de Prevenção Combinada em HIV/Aids; Comissões e .

Manual Nacional de vigilância laboratorial da tuberculose e outras micobactérias Manual Prático de Subsídio à Notificação Obrigatória no SINAN - Chagas Manual Técnico para o . Os TR são imunoensaios (IE) simples que foram desenvolvidos para detectar anticorpos anti-HIV em até 30 minutos, considerado um exame “rá -. Caso o serviço identifique uma gestante com sorologia treponêmica reagente que refira TRATAMENTO ANTERIOR, devo notificar o caso? 1 - Gestante que apresente teste não treponêmico reagente com qualquer titulação e teste treponêmico reagente, independentemente de qualquer evidência clínica de sífilis, realizados durante o pré-natal. MANEJO HEPATITES VIRAIS B/C - FILIPE DE BARROS PERINI Assessor aids sifilis manual gestante Técnico GEDST-DIVE-SES Infectologista Policlínica Municipal do Continente –SMS-PMF Assessor Técnico DMAC-SMS-PMF. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Caso Problema 1.


Comments are closed.

Recent Posts
html Sitemap xml